sábado, 21 de fevereiro de 2009

Luanda @ night

Durante a minha primeira estadia em Luanda, com uma duração de 40 dias repartidos entre o final do mês de Novembro e o início do mês de Dezembro, acabei por não ter a experiência de sair um bocado à noite e experimentar a noite africana... Confesso, foi uma lacuna algo grave, ter passado seis semanas em Angola e nuncar ter saído à noite...

Apesar de ter ido jantar fora várias vezes, acabei por nunca ter saído à noite para uma discoteca qualquer divertir-me um bocado... O cansaço acumulado era tanto que, no único dia livre que habitualmente se tinha livre no fim de semana, preferia aproveitar para descansar e ir até à praia no dia seguinte dormir um bocado, apanhar umas torradelas valentes ao sol e tomar uns bons banhos de água salgada e quente no mar. Não digo que estas tivessem sido más opções, mas o que é certo é que esta vertente mais lúdica da vida em Angola me passou um bocado ao lado...

Pois bem, desta vez estou-me a desforrar... Dois fins de semana seguidos, dois sítios diferentes... O primeiro situado num local que é (ou já foi, pelo menos) um teatro, num espaço situado dentro do terraço de um edifício, muito bem aproveitado para fazer uma espécie de bar / discoteca local de pequena dimensão, mas muito agradável para passar o tempo de uma maneira diferente...

Depois do jantar combinado para sexta-feira, lá fomos num pequeno grupo sair, acabando por encontrar mais pessoal que tinha estado a jantar connosco... Fomos dos últimos a sair, numa altura em que o dono do bar até já oferecia bebidas à malta e em que se ouvia Bob Marley, ao som do "DJ Godinho", que entretanto foi meter conversa com o DJ e acabou por assumir os comandos do som temporariamente... Já deviam ser umas cinco da manhã quando resolvemos ir embora... Umas chatices ligeiras a sair, com as já habituais situações de arrumadores de carros e miúdos a pedir dinheiro, mas nada de mais... Sem stress, 200 kwanzas para fora do bolso para dar ao gajo e toca a ir embora para casa dormir.

A segunda saída foi também muito porreira! Depois de um sábado inteiro de trabalho, o pessoal lá se organizou para ir jantar fora mais uma vez, com possibilidade de ir sair à noite logo depois. Uma vez escolhido um restaurante que tivesse simultaneamente lugares para tanta gente e uma televisão onde se pudesse ver o Porto-Sporting, foi só ir a casa tomar um duche rápido e ala para o restaurante.

O jantar foi demorado e caro como de costume, mas foi sem dúvida uma óptima maneira de aliviar o stress semanal acumulado. Uma vez acabado o jantar e todas as histórias do Roque acerca das piscinas de Évora, elegeu-se a discoteca W, uma discoteca que considerei ser já bastante local, mais que não seja devido ao estilo de música e porque, para além do nosso grupo, quase todas as outras pessoas eram angolanas.

Entretanto, a malta que estava connosco foi optando por ir saindo a conta-gotas e, quando dei por mim, as únicas pessoas que conhecia eram o Eduardo, a Catarina e a Claudia, tendo sido nós não apenas os últimos resistentes do grupo mas também dos últimos resistentes da discoteca, já que na parte final da noite a pista de dança era praticamente nossa.

Ao longo da noite ainda dancei com as duas meninas durante o tempo em que a música não se tornou "pastilhada" mas não tenho dúvidas que elas jogam num campeonato muito superior neste caso particular da dança... Ainda não apanhei completamente estes ritmos africanos e andar a "faltar às aulas" durante este tempo não contribuiu muito para melhorar o desempenho... Acho que deu para desenrascar relativamente bem, mas a ver se o projecto acaba um bocado para recuperar o tempo perdido!

Já o sol ia alto quando, depois de deixar a Catarina na casa do Trópico, o Eduardo me deixou a mim e à Claudia no Palm Beach, seguindo depois para o Bairro Azul. Muito boa a noite, foi mesmo uma escapatória para o trabalho e viver um bocadinho mais por dentro a noite angolana.

Finalmente, ainda se pode considerar a saída ao Sports Bar, embora num estilo completamente diferente. Depois de uma tarde de domingo na praia, no dia imediatamente à saída nocturna para o W, fui jantar com a Claudia e com o Gonçalo, tendo também em mente uma jogatana de snooker logo após o jantar.

Um local muito agradável por acaso, aqui pertíssimo de casa, onde comi a melhor pizza que alguma vez comi em Angola (e já jantei pizza várias vezes...). Já no final do agradável jantar, ainda chegou o Nuno e fomos então jogar um bocado. Depois de uma breve conversa, chegou-se à conclusão que talvez eu fosse o que jogava melhor e, para tentar equilibrar um bocado as coisas, joguei com a Claudia. Depois da primeira vitória nossa, eles lá conseguiram empatar mas, no jogo decisivo, adivinhem lá quem acabou com o jogo? Para vergonha dos dois meninos, foi mesmo a Claudia!...

Mais saídas destas são claramente necessárias! Oxalá aconteçam muitas como estas, de modo a que isto se torne trabalho, trabalho, trabalho durante a semana e diversão, diversão, diversão ao fim de semana!