segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Recta final de trabalhos

É verdade, o último trabalho também já foi entregue à uns tempos: dia 6 de Janeiro. Foram umas férias de Natal intensivas, com MADS para dia 28 de Dezembro, ERSS e PESI para 4 e 6 de Janeiro, respectivamente. Foi um bocado duro, mas até correu bem.

Metodologias Ágeis fiz sobre Ruby on Rails, nomeadamente sobre como e porque é que o desenvolvimento web com Rails ágil comparativamente a outras tecnologias e linguagens, referindo vantagens e desvantagens sobre a sua utilização. Ficou um artigo em inglês engraçado até, mas ainda não sei a nota de avaliação contínua, apesar de já ter feito o exame final da dita disciplina...

O trabalho de Engenharia de Requisitos foi aquele que mais me motivou durante todo o semestre: aquele projecto de especificação de alto nível da arquitectura de integração de sistemas da Câmara Municipal do Porto foi espectacular e bastante gratificante a nível de experiência / conhecimento / motivação. Aquilo que era inicialmente complexo, acabou por se tornar simples e no final as duas Martas deram-nos os parabéns e disseram que o trabalho estava muito bom.
Isto até chegarmos à apresentação e o professor descascar fortemente em nós porque não queria saber da solução e das nossas capacidades técnicas a resolver problemas para nada... O que ele queria saber era o processo de engenharia de requisitos e não os requisitos concretos em si, porque já sabia que todos nós tínhamos feitos documentos de requisitos para outras disciplinas e que sabíamos seguir normas e standards... Depois de conseguir encontrar uma solução considerada boa, ver alguém assim a bater no nosso trabalho foi fortemente desmotivante...
E pior ainda... Quando fizemos o relatório final, obviamente focámos muito o processo de engenharia de requisitos seguido, ao invés de ter feito o documento de requisitos de acordo com a norma xpto não sei das quantas... Ao que o professor comenta:
Não se percebe porque é que não produziram um documento de requisitos. Fizeram tudo direitinho, aparentemente identificaram e analisaram os requisitos mas depois faltou sistematizar, organizar os requisitos. Não é pelo facto de isto não ser a especificação de um sistema convencional que não se podia documentar os requisitos devidamente. Eles estão de certa forma aqui espalhados neste documento, na descrição do problema e da solução, mas era necessário sistematizá-los e organizá-los detalhadamente. -- AntonioLucasSoares - 23 Jan 2008
Incrível, vá lá alguém perceber o homem... Enfim, procurando por "desmaterialização" + "CMP" no Google, facilmente encontram o nosso trabalho, já que é o primeiro link. Ainda assim, podem clicar para ver o relatório final. Mesmo assim ainda conseguimos ter uma nota boa e vamos em breve fazer uma apresentação à Direcção Municipal de Arquivo.

Finalmente, já que já chega de trabalhos, resta falar de PESI. Já aqui tinha dito que a apresentação do artigo tinha corrido lindamente (20/20 valores) e, do mesmo modo, o trabalho ficou brutal e tivemos grande nota. Pelos vistos, quer a professora Henriqueta quer o Lucas Soares gostaram bastante do nosso trabalho sobre "A Universidade do Porto e o SIGARRA". Além disso, tal como prometido nas entrevistas que fizemos, enviámos uma cópia ao Reitor da UP, José Marques dos Santos, e à Pró-Reitora para a Universidade Digital, Dra. Lígia Ribeiro.

Agora só falta mesmo é saírem as notas finais, mas a avaliar pela forma como correram os exames e pelas notas já conhecidas de avaliação contínua, esperam-se bons resultados.

Sem comentários: