terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A traição chamada FEUP...

Este dia conseguiu facilmente transformar-se num dos piores dias da minha vida, senão mesmo o pior. Acho que nunca estive tão desanimado e tão desmotivado como hoje...

No decorrer do processo de estágio, duas empresas tiveram problemas com a faculdade, nomeadamente a Enabler e a Alert, esta última local para onde eu deveria ir estagiar. Estes problemas deveram-se fundamentalmente à realização de uma única proposta genérica para bastantes alunos. Posteriormente, dadas as exigências da FEUP, lá acabaram por dar entrada, já fora de prazo, as propostas individuais para cada projecto a atribuir a cada aluno... Acontece que, dessas propostas, algumas foram rejeitadas pelo júri de avaliação da FEUP e uma das favas calhou-me a mim...

Ou seja, depois de ter dito que não a uma série de propostas que me fizeram e de ter rejeitado amigavelmente ir a algumas entrevista vejo-me, no final do mês, numa situação extremamente delicada já que acabei de ficar sem estágio... Como é que é possível uma coisa destas ter acontecido???

Agora, olhando para a completa desorganização das propostas que estão no SIFEUP, nem sequer consigo perceber quais ainda têm vagas ou não e em que projectos... E olhando com mais atenção ainda, reparo que só há empresas com projectos que não me agradam em nada...

Ao longo das últimas horas, têm-me passado diversas ideias pela cabeça... Desde optar por fazer estágio numa dessas empresas, mesmo não gostando dos projectos que oferecem, a pura e simplesmente congelar a minha matrícula... Pode parecer um bocado radicalismo e "cabeça quente" da minha parte, mas eu pergunto-me se, com todo o esforço realizado ao longo dos últimos anos, valerá a pena ir estagiar já ou se é preferível aguardar mais um semestre...

Outra ideia ainda mais radical é pedir transferência... Sinceramente, ao longo dos últimos tempos, a FEUP têm-me desiludido a cada dia que passa e o meu grau de satisfação para com ela é muito baixo! Sinto-me completamente traído pela casa que me acolheu ao longo dos últimos anos e onde eu passei grande parte do meu tempo... Pior ainda, sinto-me verdadeiramente traído e desrespeitado por uma pessoa que até então julgava estar do meu lado (e dos outros alunos), o próprio director de curso do MIEIC... É absolutamente incrível a forma como abandonou os alunos nesta situação, dando-lhes um valente "pontapé no cu" e chegando ao ponto de expulsar pessoas do seu gabinete... Um pouquinho mais de respeito era bem vindo, não???
Portanto, outra das dúvidas que tenho além do momento de quando estagiar, é o se quero realmente estagiar na qualidade de aluno da FEUP... É incrível como alguma admiração que eu até tinha pela forma como as coisas se passavam nesta Faculdade e como havia alguma coisa realmente diferente das restantes se desvaneceu ao longo de todo o último semestre, não apenas por estas questões relacionadas com o estágio...

Neste momento, a coisa que me mais apetece é desaparecer do Porto e especialmente da FEUP... Estou a começar a chegar aquela fase do gráfico em que os meus valores de tolerância e paciência ultrapassam o limite e se começa tudo a tornar numa relação de ódio... Fugir nunca é a solução, mas não encaro isto como uma fuga: é mais uma alternativa em aberto e que posso explorar até que toda esta minha raiva se acalme...

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Daniel,

Acho que não deves desanimar. Estou convencido que quando daqui a alguns meses olhares para trás vais achar que o percurso valeu a pena.

O professor que mencionas, que eu conheço bem, nem sempre se "porta bem", mas na minha opinião é ele a principal razão de sequer existirem projectos de estágio nestas quantidades. Se fores por exemplo ver os estágios de electro, até metem dó (são tão poucas empresas que é o salve-se quem puder), e eles são bem mais que em informática.

Acho também que só te sentes desanimado porque não conheces por dentro as outras faculdades, para onde poderias considerar pedir transferência nesta área. Daquilo que eu vou conhecendo, a FEUP tem os seus problemas, mas nem se comparam aos que vejo noutros sítios.

Espero que o estágio te corra bem, e que não desistas de o levar avante. O copo está meio cheio, e não meio vazio ;)

Dani disse...

somos dois despontados.. lol