segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A dependência da internet

Decidi escolher este título para demonstrar a dependência que muitas pessoas, nas quais eu muito seguramente me incluo, têm relativamente à internet. A ideia para este post surgiu porque estou sem acesso à internet em casa desde a quinta-feira passada, coisa que de facto acaba por causar alguns transtornos... Não são transtornos muito grandes obviamente e até acaba por ser bom para libertar esta dependência aguda da net, mas de qualquer forma dava jeito ter uma ligação ao mundo!

A senhoria lembrou-se que estava a pagar telefone sem o utilizar e como tal decidiu compensar aquilo que ia poupar sem a componente do telefone na factura para aumentar a velocidade da ligação de 8 para 12 Gb. Assim à primeira vista, diria que foi uma boa ideia, já que no fundo ficaria a pagar o mesmo por mês, mas com um melhor serviço... Pelo menos a nível teórico este facto é 100% correcto! O problema é mesmo a aplicação prática da teoria... O resultado prático foi péssimo, já que aparentemente mudaram-lhe os dados de acesso e a net foi-se... E o problema é que as alterações não devem ter sido apenas ao nível dos dados de acesso, porque agora o modem nem dá sinais de vida! Já tentei trinta por uma linha para configurar o modem e por tudo a funcionar e nada... Ou eu muito me engano ou ela não podia pura e simplesmente abdicado da componente do telefone... E aquela malta da assistência da SAPO nem disso a avisou!... Sabe-se lá agora quando é que ela consegue resolver o problema!

O que é certo e sabido é que basta andar sem net um ou dois dias e uma pessoa começa-se a sentir um bocado desligada do mundo... Coisas tão simples como ler as notícias nos jornais, consultar o site do banco e fazer algum pagamento, consultar o email, estar na conversa com alguém pelo Messenger e tantas outras muitas vezes consideradas perfeitamente insignificantes, começam a fazer alguma falta quando não estão disponíveis! E só se dá mesmo pela falta delas quando acontece algo como isto e ficar sem acesso uns dias...

E estou a dizer isto e nem sequer tenho falta de acesso à internet na totalidade, já que no trabalho tenho isso à disposição... É óbvio que com outro tipo de condições, já que não é propriamente aceitável e produtivo que fique uma tarde inteira à conversa com alguém no Messenger, que ande a deambular a ler blogs ou artigos sobre temas que considero interessantes, a ver vídeos no You Tube ou outra coisa qualquer entre as imensas possibilidades existentes. O conforto entre poder estar em casa refastelado é completamente diferente de ter que estar noutro sítio qualquer!

Nos últimos anos, com excepção dos períodos de férias, em que eu desligava mesmo um bocado, acho que o único período que estive sem net durante muito tempo seguido, foi durante a estadia entre Fevereiro e Abril no Palm Beach, em Angola. É verdade que nessa altura andava algures perdido na Fossa das Marianas, tal não era a quantidade de trabalho, pelo que quando chegava a casa não queria de maneira nenhuma saber de internet... Preferia claramente descansar ou, nos dias em que conseguia chegar mais "cedo", estar a conviver com o resto da malta. Sem dúvida uma opção bastante mais saudável! Além disso, tal como agora, acabava por ter sempre acesso à internet no trabalho, tal como agora mas a uma velocidade consideravelmente mais baixa, pelo que nem me chateava muito... O que é certo é que eu pensava que tinha ficado em parte "curado" dessa dependência, mas afinal de contas uma pessoa acaba por se acomodar novamente e bastou começar a entrar na rotina à qual estava habituado antes e pronto: voltou esta necessidade básica novamente...

Vamos lá a ver se os esforços da senhoria em tentar resolver isto amanhã dão em algum resultado, mas estoue mesmo a ver que isto se vai prolongar durante mais uns dias de certeza absoluta.

1 comentário:

... disse...

Não há duvida que a Internet é uma grande porta para o mundo quando ela me falta... sinto um vazio
Espero que a senhoria resolva rapido antes que entres em ressaca :)

obrigada pela visita e comentario
beijinho