quinta-feira, 10 de setembro de 2009

FRM-40654

FRM-40654 Record has been updated by another user. Re-query to see change. Até tenho pesadelos só de me lembrar desta mensagem de erro... Calafrios, só de ter escrito a mensagem de erro completa... Diria que, muito provavelmente, qualquer pessoa que já tenha trabalhado com Oracle Forms sabe perfeitamente que mensagem é esta e do que eu estou a falar...

Mas como não é o escrever sobre isso que me assusta, ainda por cima quando o problema já está resolvido, decidi escrever um pouco sobre o maldito erro que me atormentou ao longo de toda a última semana, desde a quarta-feira passada...

Sinceramente, começo a ficar com água pelos cabelos destes entalanços puros! Algum dia, em vez de submergir na água completamente, faço um último esforço para não me afogar, dou umas braçadas mais fortes e consigo sair da água... Para bom entendedor, esta analogia deve ser bem perceptível... Mas é que se alguém pensa que eu vou aturar isto durante muito tempo está bem enganado...

Primeiro foi aquele entalo que começou em Janeiro e que se agudizou profundamente durante a estadia de nove semanas em Angola... Na parte final destes tempos difíceis eu já tinha lançado o aviso que a coisa ia correr mal caso eu tivesse a mínima suspeita de que esta situação se iria voltar a repetir... E infelizmente parece que está mesmo a começar a acontecer: numa altura em que se começa a aproximar a passos largos a data da segunda entrada em produção, venho eu de férias e começa logo a ser a mesma coisa, pelo menos para mim! Basta vez que, durante mais de metade dos meus dias de trabalho das últimas semanas, a minha hora de saída variou entre as 23h e as 2h...

E depois, há outra coisa que me irrita profundamente nisto tudo... Durante o mês de Julho, houve uma reunião com a malta toda da equipa que estava em Luanda, em que o tema de conversa foi basicamente pressionar toda a gente a sair a horas decentes, ou seja, por volta das oito, nove da noite, mesmo que isso implicasse adiar prazos e por aí fora... Eu e alguns colegas meus fomos especialmente visados nessa mensagem transmitida. Mas agora digo eu: o requisito básico para que isto possa ser garantido começa por garantir que não há prazos irrealistas para cumprir, caso contrário sair à hora indicada é pura utopia e apenas "fica bem dizer"... Ninguém me venha cá com histórias, porque se não fosse esse esforço a mais, também é com toda a certeza que não tinham as coisas prontas a tempo para mostrar... E o que me irrita mesmo é este pau de dois gumes, já que num dia uma pessoa leva na cabeça e é pressionada para sair mais cedo e, no dia seguinte, é questionada e pressionada sobre o trabalho estar pronto num prazo que era manifestamente irrealista...

E o que me aconteceu agora foi mais ou menos o mesmo, já que ontem levei um autêntico raspanete por telefone para me forçar a sair mais cedo... É caso para citar aquela frase do Marco no primeiro Big Brother e que tantas vezes foi ouvida no projecto, provocando sempre grande risota: olha que que #*$*?!#... É verdade que tive imensos problemas, que me fartei de partir pedra e bater com a cabeça devido a este erro que surgiu constantemente durante o desenvolvimento deste form e que tudo isso me acabou por me atrasar... Mas também é preciso considerar que não tenho propriamente muita experiência na tecnologia, já que foi apenas o meu segundo form (e o primeiro foi tão simples que nem devia contar) e que, além disso, este form seguiu um conceito bastante diferente de todos os outros que já tinham sido implementados por nós neste projecto... Adicionando a tudo isto o facto de o mestre dos forms do projecto ter dado uma orientação de três semanas necessárias para o conjunto do desenvolvimento e respectivos testes, resta-me dizer que eu demorei uma semana e meia no total e não tenho o menor orgulho nisso...

As coisas são como são e não há milagres! As possibilidades para que se possa fazer a mesma coisa em menos tempo não são muitas: ou é algo realmente muito simples e que segue um padrão já existente de forma a conseguir-se fazer tudo mais rapidamente ou então é uma situação de imensas horas a mais tornando-se um entalanço... Infelizmente para mim foi este último cenário que aconteceu, já que se não tivesse ficado até altas horas durante vários dias seguidos provavelmente teria demorado as tais três semanas, prazo esse que julgo eu ser completamente incomportável no contexto do projecto e relativamente a tudo o que falta ainda fazer...

E esta aposta na rotatividade de tarefas, apesar de eu ter sido dos primeiros a concordar com ela, também não tem corrido propriamente bem... A ideia base é boa e seria excelente se conseguisse ser cumprida tal como previsto, já que permitiria a cada um de nós sair da sua área de expertise adquirida ao longo do último ano e adquirir novos conhecimentos; seria bom para o projecto porque deixaria de estar tão dependente de determinadas pessoas em determinadas áreas; seria bom para a própria empresa porque teria mais pessoas homogeneizadas e a saber fazer as mesmas tarefas... No entanto há uma coisa essencial que coloca isto tudo em questão: a logística e as dificuldades associadas ao facto de haver malta em Luanda e em Lisboa!

A ideia desta rotatividade seria a malta estar junta e evitar estas muitas pancadas com a cabeça, já que no caso de existirem dificuldades a pessoa que mais domina a área estaria logo ali para ajudar... Mas assim é mesmo quase impossível, por muito que se tente! E se agora me aconteceu a mim, poderá também no futuro acontecer a alguém que esteja em Luanda, se eventualmente surgir algo mais complicado relacionado com tarifação e que necessite de maiores conhecimentos na área... Ou seja, aquilo que no fundo acontece é que, em vez de se reaproveitar e maximizar o conhecimento já existente, em parte adquirido a custo de experimentar e bater com a cabeça, parte-se muita pedra novamente e demora-se mais tempo...

Mas como estou a divergir um bocado da ideia inicial deste post, o melhor mesmo é retomar o tema: lá consegui finalmente resolver o meu problema técnico chamado FRM-40654 à custa de muita dinamite para partir pedra, muito pensamento lógico acompanhado também de muitas correcções obtidas à base de tentativa-erro, muitas mensagens de erro para debug e uns quantos post; e execute_query; colocados nos sítios certos... No entanto, apesar do título do post, não o quero de maneira nenhuma transformar em algo técnico, portanto se alguém passar pelo mesmo problema, lembre-se de não estar a fazer atribuições indevidas a variáveis, de não alterar em procedimentos ou packages variáveis visíveis no form sem ter os devidos cuidados e de fazer os post; necessários para guardar os dados do form e os respectivos execute_query; para carregar a informação actualizada... E como diria o outro da praia de Matosinhos, et voilá!...

Enfim, já chega de revolta e destas escritas em que parece que não faço outra coisa além de me lamentar! Mas o que é certo é que tenho tido muito menos tempo livre para mim... E isso até a nível de posts no blog se vê reflectido, já que basta comparar o número de posts dos últimos meses e o número de posts que já consegui escrever em Setembro...

E para terminar, sendo hoje dia 10, não posso deixar de enviar novamente um grande beijinho de parabéns, especialmente carimbado com uns quantos S's, para a Patanisssca! :)

Sem comentários: