quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Noite europeia na Luz

Quinta-feira 17 de Setembro de 2009, mais uma noite europeia na Luz: estou obviamente a escrever sobre mais um belo jogo do Benfica ao qual tive o prazer de assistir in loco no estádio da Luz, jogo esse que se traduziu em mais um boa exibição da equipa orientada por Jesus e na consequente vitória diante dos bielorrussos do FC BATE Borisov. Um resultado final de 2-0, que poderia ter sido bem mais dilatado não fosse a quantidade de golos desperdiçados pelos vários jogadores do Benfica ao longo de todo o jogo...

Contrariamente às duas semanas anteriores, marcadas por um grande aumento de stress e de carga de trabalho, durante esta semana as coisas têm corrido bem e em velocidade supersónica, o que me incentivou ainda mais a comprar bilhete para ir ver o jogo! Decidi comprar o bilhete através do site e para grande felicidade minha consegui comprar o único lugar disponível da fila da frente existente no sector que fica mesmo na zona da linha de meio campo da bancada central Meo. Espectáculo! Ainda tive um susto, já que demorei mais tempo que o suposto a concluir a operação e a transacção foi cancelada… Com a minha sorte, já estava mesmo a ver que alguém ia conseguir comprar o bilhete durante o tempo em que eu refazia a mesma sequência de passos, mas felizmente tal não aconteceu e consegui mesmo ficar com o lugar que queria! Como tal, cerca de 30 minutos, lá estava eu sentado a ver a parte final do aquecimento, os preparativos habituais dos jogos da UEFA, a entrada em campo dos jogadores e o voo da imponente águia até ao seu poiso.

Do jogo propriamente dito, destaco além da vitória categórica e totalmente justa, o esforço colectivo dos jogadores, que mesmo jogando sem muitos dos habituais titulares conseguiram impor-se sem grandes problemas. É claro que a magia da equipa apresentada por El Mago Pablo Aimar e a sua ligação de sucesso com El Conejo Saviola é completamente diferente daquela que existe quando estes jogadores não estão em campo, mas ainda assim o colectivo tem sido fortíssimo! E curiosamente os jogadores de que mais gostei nem sequer foram jogadores de ataque, muito pelo contrário: os defesas Super Maxi e David Luiz estiveram completamente intransponíveis: se o primeiro impressiona pela dedicação, esforço e entrega, mesmo vindo de uma recente lesão no joelho, o segundo impressiona pela grande classe a defender e pela excelente capacidade e qualidade técnica com que consegue sair a jogar com a bola dominada, aventurando-se com requinte no ataque! Duas pérolas a manter!

De destacar ainda nesta primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa, antiga Taça UEFA, a introdução de mais dois árbitros nas equipas de arbitragem, designados por árbitros de linha de baliza… Seis árbitros no total, já é equivalente a mais de metade de uma equipa de futebol em campo... Devo dizer que, do que vi, não concordo absolutamente nada com estes dois novos árbitros e a razão é muito simples: parecem duas autênticas múmias, já que permanecem na mesma posição durante 90 minutos e praticamente não interferem em nada com as decisões do árbitro principal… A isto eu chamo “deitar areia para os olhos dos amantes do futebol”, já que de acordo com a UEFA a função principal destes dois novos árbitros é a de analisar os lances em que há dúvidas sobre a bola ter ultrapassado a linha de golo… Agora vai deixar de se jogar contra 15 e passa-se a jogar contra 17, já estou mesmo a ver…

Agora pergunto eu: em quantos jogos é que há lances deste género? Justifica-se assim tanto ter mais dois árbitros? Não era melhor, e já agora porque não mais fiável, instalar uns sensores na baliza à semelhança do que já acontece noutros desportos como o hóquei, por exemplo? Para quando a introdução de alguma tecnologia simples no futebol? No râguebi o jogo pára e a conversa entre os árbitros é ouvida pelo estádio inteiro, na natação, no ciclismo e no atletismo usam-se coisas como o photo-finish e cronometragens com precisões de milésimos de segundo, no hóquei há sensores nas balizas, no futebol há dois espantalhos adicionais para tentar auxiliar decisões…

É assim tão difícil introduzir algumas melhorias num desporto que movimenta milhões e milhões? Ah pois, esqueci-me de um pormenor importante: se isso acontecesse já não se poderia pagar a árbitros apenas com “fruta”, começava a ser mais complicado fazer manipulação de resultados e isso não iria de todo agradar aos clubes e selecções nacionais com maior riqueza, cada vez mais na posse de multi-milionários que usam o futebol como um bom método de lavagem de dinheiro… Nem sei como é que me esqueci desta razão... É capaz de ser do cansaço, pode ser que seja… É por estas e por outras razões que o futebol nunca deixará de ser um desporto pouco transparente, corrupto e muitas vezes injusto… E é também devido a coisas destas que, mesmo sendo derivado do futebol, o meu desporto de eleição passou a ser o futsal: mais disputado, mais técnico, maior incerteza nos resultados, tempo útil de jogo de 100%, muito menos erros de arbitragem, menos corrupção… Só espero é que, com o passar do tempo, os vícios e males do futebol não se enraízem neste seu desporto “filho” chamado futsal!

Nota final do dia: Um grande beijo de parabéns para os meus pais por mais um aniversário de casamento! Vinte e seis anos é realmente qualquer coisa de muito significativo nos dias de hoje, apesar de isso significar que eu próprio já tenho vinte e quatro anos...

Sem comentários: