domingo, 14 de junho de 2009

Dia da Graduação

O dia da graduação esteve na principal razão para eu ter regressado de Angola uns dias mais cedo que o suposto... Um dos meus colegas, também oriundo daquela grande faculdade chamada FEUP, perguntou-me se não tinha recebido nenhum convite pelo correio em casa, ao que eu fiquei surpreendido e também na dúvida.

Obviamente, a minha morada oficial continua a não ser em Lisboa e, como tal, não consulto a minha correspondência com a frequência com ela deveria ser consultada, aliando isto ao facto de os meus pais estarem em França e portanto não haver ninguém em casa... Além disso, também não costumo receber propriamente demasiada correspondência em casa à excepção de uma ou outra coisa mais normal, portanto não me preocupo propriamente muito...
Estava já em Angola quando resolvi tirar a prova dos nove e ligar à vizinha que normalmente me guarda o correio, só mesmo para confirmar se de facto tinha recebido alguma coisa do género... Lá estava a dita cuja, uma carta da faculdade com o texto "Comemoração de Novos Mestres"... Depois de pedir para abrir e para ler, começo a pensar e, azar dos azares, o dia da graduação era precisamente no mesmo dia em que eu deveria regressar a Lisboa, pelo que não dava para ir...

Analisando melhor o tema, achei que seria giro e importante ir à comemoração, pelo que tratei de falar com o boss e antecipar a viagem em um dia, para sexta-feira, para poder ir. Um dia a mais, um dia a menos, pouca diferença faria e pelo menos assim conseguiria ir! Assim que falei do convite aos meus pais e depois de alguns esclarecimentos sobre o que era em concreto o evento, eles fizeram questão de ir também, o que obviamente acabou por definir ainda mais a situação quanto à minha presença.
Foi uma manhã bem passada, onde apesar de ter sido forçado a acordar cedíssimo para conseguir estar no Porto às 9h30, valeu a pena ir. Foi uma forma de estar com alguns amigos que já não via à imenso tempo, de rever alguns professores, de voltar a entrar na faculdade que me acolheu durante cinco bons anos...

Enfim, com excepção de alguns discursos, tais como o do presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que conseguiu colocar quase toda a audiência em desespero na primeira fase do seu discurso e depois a dormir na recta final, até foram proferidas alguns temas e ideias interessantes. Agora virem-me falar de características e propriedades específicas do betão num auditório nada interessado em ouvir isso, poupem-me por favor!!! Por alguma coisa eu não fui para Engenharia Civil, não é? Tenho plena convicção que nem os recém-licenciados em Civil conseguiram resistir aquele discurso chato! Fica a sugestão para o ano: não coloquem ninguém a discursar sobre temas tão pouco abrangentes! Era a mesma coisa que ir para lá o Bill Gates falar só de bits e bytes...
Foi já à quase seis anos que dei um valente pontapé na vida e, do nada, resolvi ir estudar para o Porto. Um dia ainda escrevo aqui a história que me levou a abandonar a ideia da Universidade de Aveiro e optar pela Universidade do Porto... É óbvio que não sei como as coisas teriam acontecido, mas uma coisa é mais que certa: continuo a achar que foi uma das melhores escolhas e decisões da minha vida!

A foto seguinte acaba por ser algo simbólica. O seu simbolismo está relacionado com o facto de ter sido nestas escadas que tudo começou... Lembro-me perfeitamente do primeiro dia em que pisei estas escadas pela primeira vez, da sensação estranha que foi saber que iria pisar aquelas escadas vezes sem conta durante os cinco anos seguintes, da reacção de acolhimento espectacular que tive, enfim tudo e mais alguma coisa... É claro que tive alguns maus momentos mas, analisando bem tudo, quase só me lembro dos bons momentos.

Foi com alegria que pisei novamente estas escadas. Tenho imensa pena de não ter comigo a primeira foto que tenho neste local, aquela que a minha mãe se lembrou de tirar no dia em que fui fazer a matrícula... Seria engraçado colocar as duas fotos aqui lado a lado, mas como não a tenho neste momento, resta apenas a que se segue, com algumas diferenças em relação à primeira: quase seis anos mais velho, sem popa no cabelo, vestido com umas calças de ganga e uma t-shirt normalíssimas em vez de traje, com muito menos histórias, recordações e sabedoria para contar...

1 comentário:

Unknown disse...

Aguilar, os meus parabéns atrasados pela tua graduação :)

Aproveito para deixar aqui a dica, para combinar com o pessoal TIA um encontro de confraternização quando a malta estiver por Lisboa. Lança ai a dica. Fico à espera.

Um abraço,