sábado, 17 de novembro de 2007

A surpresa chamada McKinsey

Há cerca de duas semanas recebi, já depois das oito da noite, um telefonema da McKinsey & Company, a perguntar se queria ir fazer um teste no dia seguinte. Tendo em conta que foi tão em cima da hora, não tive outro remédio senão rejeitar a proposta, já que tinha coisas combinadas para o dia seguinte que não podia desmarcar e além disso também queria abalar no final do dia para a Covilhã, para aproveitar o fim de semana prolongado.

Na semana passada, a empresa enviou um email para os finalistas de cursos de engenharia da FEUP, indicando uma data para realização de outro teste, pedindo confirmação para quem quisesse ir fazê-lo.

Desta vez, apesar de já ter confirmado a minha presença num evento da Microsoft Portugal, que ocorreu no mesmo dia, decidi ir fazer o teste e confirmei por telefone quando me contactaram, ainda antes de ter enviado o email sequer. Das quatro sessões do evento a que seria possível assistir (algumas decorriam em paralelo), acabei por ver apenas uma na íntegra, já que tive entrevista com o Reitor, na Reitoria dos Leões (antiga Faculdade de Ciências), de manhã e depois de tarde tive que sair a meio de uma sessão para ir fazer o teste, acabando ainda por perder a última sessão.

Só tive tempo para imprimir e dar uma vista de olhos no teste modelo da McKinsey na véspera do teste e confesso que até fiquei um pouco assustado com aquilo, já que me pareceu muito orientado a pessoal de Gestão. Ainda assim, já que tinha confirmado e ao fim ao cabo seria uma experiência nova, acabei por ir fazer o dito teste, sem qualquer pressão porque não seria propriamente um objectivo de vida e pelo qual fosse ficar demasiado frustrado caso corresse mal.

Um teste em inglês, com 26 perguntas para 75 minutos, com 3 casos de estudo diferentes para ler, analisar gráficos e tabelas, fazer contas e queimar neurónios sem poder usar calculadora é obra... Já que estava lá, tentei dar o meu melhor e acabei por sair de lá com a "cabeça em água" e meio atrofiado, já que aquilo tinha perguntas daquelas de comer a cabeça completamente. Tal como a pessoa responsável que estava lá disse, poucas pessoas conseguem fazer tudo e, apesar de aquilo ser escolha múltipla, optei por não responder à sorte às seis questões que ainda faltavam quando o tempo acabou...

Fomos depois informados, que na manhã do dia seguinte, iríamos receber no email o resultado, indicando a selecção e passagem à próxima fase ou não. Ora, eu estive em casa toda a manhã a trabalhar (e obviamente ligado à internet) e não recebi qualquer email da McKinsey, pelo que deduzi que não seria escolhido, o que não me surpreendia. Saí de casa às 13h20 para ir almoçar com o Telmo a Psicologia, chego à
FEUP praticamente às 15h e outro pessoal do meu curso que também tinha ido ao teste começa-me a perguntar se tinha recebido email... Vou ver o email e, qual não é o meu espanto, quando vejo um email a dizer que tinha sido seleccionado para a próxima fase de entrevistas e que iria ser brevemente contactado...

Enfim, uma empresa de consultoria nas áreas de gestão e engenharia não era propriamente aquilo que eu estava a pensar quando acabasse o curso, mas também não digo que não... Antes isso do que ser monkey coder!!!
Já que fui um dos seleccionados, agora também quero ver onde consigo chegar e ver no que isto dá. Mas mesmo assim, não deixa de ser uma surpresa, agradável, que apareceu assim do nada e quando menos se esperava...

1 comentário:

cometa disse...

Parabéns pa! Eu fui um dos que quando viu que ainda faltavam 10 perguntas, preencheu as últimas todas ao acaso lol