terça-feira, 28 de julho de 2009

Mão cheia... em Sangano novamente!

Depois de um sábado muito porreiro e cansativo, nada melhor que começar a fazer planos para o domingo! A ideia que tinha surgido a meio da semana depois de se ter abandonado a hipótese de dormir em Sangano no fim de semana era a de visitar a praia dos navios encalhados e a Barra do Dande no sábado e ir domingo para Sangano... Metade deste plano estava já cumprido mas, no final do dia de sábado, estava toda a gente a negar-se a ir para Sangano: uns porque achavam demasiado cansativo ir para fora nos dois dias do fim de semana e queriam descansar, outros porque tinham de ir dar uma perninha de trabalho ao final da tarde de domingo... Fazendo bem as contas, só eu e a Carina é que tínhamos disposição para ir, estando o Ricardo indeciso quanto a ir ou não...

De qualquer forma, a única coisa da qual se tinha bastante dependência quanto a ir ou não ir para Sangano no domingo era mesmo o pouco combústivel do carro, cerca de um quarto do depósito... Caso se conseguisse meter gasolina ainda no sábado depois de regressar da Barra do Dande, a ida a Sangano estaria garantida, pelo menos da minha parte e da menina... E assim foi: ao chegar a Luanda e depois de nos termos encontrado com o resto da malta à beira da ENSA, fomos até à zona de Alvalade tentar meter gasolina. Tivemos imensa sorte e contrariamente à bomba da marginal na noite anterior, aquela bomba não só tinha combústivel como também não tinha muita gente, pelo que nem sequer ficámos muito tempo à espera. A ida para Sangano estava assim assegurada!

Estava claramente todo partido e bastante cansado, especialmente tendo em conta as poucas horas de sono da noite anterior, o culminar de uma semana de trabalho, a condução para ir e voltar ao Dande numa estrada deplorável e ainda a caminhada pela praia dos navios encalhados... Depois de um belo banho e já de barriga cheia depois de jantar, não durou muito a que começasse a adormecer no sofá enquanto via House... Pouquíssimo tempo depois estava a dormir na cama que nem um anjinho, mesmo tendo em conta a mega festa que parecia estar a haver logo ali ao lado, já que até a cama se sentia a estremecer...

Apesar de o Ricardo sempre se ter negado a ir, eu e a Carina estávamos decididos a ir e aproveitar ao máximo o domingo! Afinal de contas, tanto eu como ela adoramos aquela praia e só era preciso haver vontade de um para convencer definitivamente o outro a ir também. Como tal, domingo de manhã, já com uma hora de atraso relativamente à hora inicialmente combinada e apenas depois de levantar dinheiro previamente, lá nos pusemos a caminho de Sangano.

Olhar para o infinito...

O dia parecia estar impecável para um belo dia de praia, daqueles dias em que está suficientemente quente para se ir à água e estar ao sol mas, por outro lado, relativamente ameno para que não sejam necessárias precauções de maior e sem que o sol funcione como uma autêntica torradeira gigante.

A viagem foi bastante tranquila e passou-se bastante bem, na conversa sobre os mais variados temas e quase sempre ao som do posto de rádio preferido do Walter Jorge, enquanto funcionou... Contrariamente ao que esperava, nem apanhámos assim tanto trânsito quanto isso e a viagem até se fez depressa, já que por volta das 11h30 estávamos já a fazer o pedido do almoço no Pirata... Tivemos azar desta vez, já que havia mais pessoas que o que costuma ser normal na praia e a lagosta não era um prato garantido, coisa que infelizmente se veio a verificar. Foi sem dúvida um objectivo falhado, já que ir a Sangano e não comer a bela lagosta à Pirata é sem dúvida de se ficar um pouco desiludido... Contudo, o peixe em geral é muito bom e a garopa que comemos estava também muito boa!

Agarrar o sol? Levitar é muito mais giro!

Depois de pensar um bocadinho e de fazer umas contas muito rápidas, cheguei à conclusão que era a minha quinta ida a Sangano, sendo que três delas foram durante esta última estadia! Acho que isto evidencia bem o quanto eu gosto desta praia! Não sei porquê mas acho que esta praia consegue condensar várias coisas que eu gosto: é o areal enorme, são os momentos de convívio que a viagem e o tempo passado na praia proporcionam, é o mar mais agressivo que o normal mas sem exageros, é o espaço acolhedor, seguro e relaxante, os bons almoços no Pirata, a companhia que tem sido sempre cinco estrelas, enfim é tudo!

É um daqueles sítios e são os momentos lá passados que sem dúvida vou guardar para sempre como sendo dos melhores que passei em Angola. E por muito que a praia seja sempre a mesma, por muito que os almoços se repitam, por muito que as fotos sejam maioritariamente tiradas na altura do pôr do sol e a tentar agarrar o sol, são sem dúvida nenhuma dias extraordinariamente bem passados e que só me trazem boas recordações.

Acho que a única coisa má que me lembro desta praia foi mesmo a primeira vez que fui até Sangano, já que à conta do mar mais agressivo que o normal acabei por torcer o joelho direito, que ainda hoje me dói de vez em quando... Ando inclusivamente desconfiado que possa ter feito alguma lesão mais grave nos ligamentos, já que não é propriamente normal ainda sentir dores passado tanto tempo, principalmente quando jogo futebol ou faço longas caminhadas... É o chamado joelho à Mantorras! Tenho de ir ao médico ver o que se passa com isto...

As lombas de 30cm da ponte do Kwanza...

Depois de uns belos mergulhos e de uns bons banhos de sol, que acabaram por incluir uma pequena soneca, fomos então almoçar. Como sempre estava delicioso, mas desta vez não chegou ao ponto de o exagero ser tal que obrigasse a pedir uma caixinha de take-away e a uma caminhada ao longo da praia para ajudar a digestão... Assim sendo, depois de o almoço ter acabado por volta das três da tarde, nada melhor que aproveitar os raios de sol restantes da tarde deitadinhos nas toalhas e desfrutar do ambiente calmo e paradisíaco da praia.

A ideia inicial era sair de Sangano por volta das quatro da tarde, tal como a malta que estava connosco e que tinha de facto passado lá a noite tinha sugerido, quer para chegar cedo a Luanda quer para evitar o trânsito da zona de Benfica. No entanto, nem eu nem a Carina mostrámos grande vontade de ir embora tão cedo... Tínhamos chegado apenas às 11h30, tínhamos acabado de nos deitar nas toalhas depois de almoço à menos de uma hora, a praia estava aos poucos a tornar-se deserta, o pôr do sol começava a ganhar alguma forma, o dia e a praia estavam demasiado tentadores e convidativos a ficar ali mais um bocado, de forma a tentar aproveitar mais um bocadinho daquele dia fantástico!

Afinal de contas, tínhamos tomado a decisão de ir sozinhos para Sangano tal como acabou por suceder, tínhamos um carro só para nós, sabíamos perfeitamente o caminho de regresso e ninguém estava dependente de nós, portanto qual era o mal de irmos mais tarde? Nenhum! Como tal, e em perfeita sintonia, decidimos ficar mais um bocado, ignorando a possibilidade de ter a companhia de outro carro com malta conhecida durante a viagem...

No entanto, a viagem de regresso acabou por ser um autêntico pesadelo... Nunca pensei demorar quatro horas para percorrer cerca de cem quilómetros... Estava a correr tudo bem até ao momento em que tivemos de parar alguns metros antes de chegar à ponte do Kwanza... As lombas estupidamente altas e sem qualquer cabimento à entrada e à saída da ponte, associadas à circulação alternada devido a obras e ao entupimento causado pela proximidade da portagem foram os três factores que conjugados causaram um trânsito terrível naquela zona e que nos custou uma hora para percorrer uns míseros dois quilómetros... Começava a ir por água abaixo plano para fazer o famoso strogonoff da Carina, já que íamos chegar tardíssimo a Luanda e ainda por cima era preciso ir às compras...

Mesmo sendo já um pouco tarde, decidimos ainda arriscar ir às compras ao Belas Shopping, já que ficava relativamente em caminho e necessitando apenas de um ligeiro desvio... Mesmo sabendo qual era o local onde esse desvio deveria ser feito, nenhum de nós conhecia o caminho para lá, pelo que foi um bocado partir à aventura e à descoberta... Até nem foi díficil dar com o sítio e muito sinceramente fiquei impressionado pela positiva: tudo com bastante bom aspecto, quer por fora quer por dentro, com organização e sem dúvida a fazer lembrar um ou outro centro comercial português em alguns aspectos... No entanto, era já bastante tarde e não havia o ambicionado lombo para o strogonoff, pelo que nos rendemos aos frangos assados que a malta do Bairro Azul ia comprar... Atrasados por atrasados, fomos ainda dar uma pequena volta pelo shopping na tentativa de encontrar à venda as havaianas com a bandeira de Angola, mas não tivemos sucesso!

Foi sair dali, tentar encontrar o caminho de regresso à estrada principal, e ala para casa tomar a bela banhoca antes de ir jantar ao Bairro Azul com o resto da malta. A hora a que chegámos era já avançada para um jantar e obviamente ninguém esperou por nós e já toda a gente tinha comido, pelo que acabou por ser um jantar a dois...

Para finalizar o dia, outra coisa a correr mal, embora sinceramente sem grandes impactos ou males maiores: não consegui falar com o motorista para lhe devolver o carro, pelo que tive de andar a fazer de motorista no dia seguinte e ir buscar a mademoiselle ao Palm Beach e depois o Fernando à casa do Trópico... Paciência, foi apenas meia hora de sono a menos que o normal e que foi seguramente mais que compensada pelo excelente dia e pelo fim de semana bem passado! Foi um daqueles fins de semana que será certamente para repetir, certo?

Sem comentários: