segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Meta de posts ultrapassada!

Reparei à pouco tempo que, muito embora ainda tenha passado pouco mais de meio ano, já consegui no ano de 2009 ultrapassar o número de posts dos dois anos anteriores, altura em que comecei a escrever o blog.

Fazendo uma breve análise de tudo o que já aconteceu, 2007 foi um ano forte a nível de escritas no blog. Parece-me ser um pouco normal, já que coincide com a altura em que comecei a escrever, já que era novidade e estava no expoente máximo da motivação para escrever. Basta ver que, apenas nos últimos quatro meses do ano, escrevi praticamente tantos posts como aqueles que escrevi em todo o ano de 2008... Mesmo fazendo uma comparação com este ano, esses quatro meses foram suficientes para escrever tanto como durante todo o período decorrido durante este ano. Tendo em consideração que este período decorrido é sensivelmente o dobro daquele que passou em 2007, o primeiro ano leva clara vantagem e uma média de posts bastante superior!

Por sua vez, o ano de 2008 foi um ano que começou muito mal relativamente a nível de posts, já que o início do ano coincidiu com a época de exames, bem como com a escolha do projecto de final de curso e empresa onde estagiar... Tal como se pode confirmar pelos posts dessa época, foi uma altura complicada e em que acabei por ficar bastante revoltado... A consequência directa disso foi a diminuição gradual de posts, chegando mesmo ao ponto de ter um longo intervalo de tempo em que não escrevi nada... Nessa altura, cheguei mesmo a pensar que o blog ia ficar por ali, completamente abandonado e maltratado... No entanto, já novamente na fase final do ano, após verificar que o blog até era lido e poderia ser útil para alguém, mesmo tendo ficado tanto tempo inactivo, decidi retomar novamente a escrita. Além disso, conjugando essa possível utilidade com as expectativas criadas e a novidade face ao tema Angola, decidi retomar a escrita em força e consegui praticamente igualar o número de posts do ano anterior!

Este ano tem sido mais estável e tem sido um ano em que os posts têm sido escritos a um ritmo relativamente normal, muito embora o blog tenha passado por alguns períodos de turbulência, turbulência essa fundamentalmente associada ao muito trabalho que tenho tido e ao menor número de horas livres com disponibilidade e motivação para escrever... A consequência mais directa disto é que alguns posts têm sido escritos com alguns dias de atraso relativamente à minha ideia inicial e à altura mais adequada em que os devia escrever, ou seja, passado pouco tempo de as coisas às quais os posts se referem terem de facto acontecido. Mesmo assim, o blog lá vai caminhando lentamente, tendo já conseguido ultrapassar a meta dos anos anteriores numa altura em que ainda falta bastante tempo até chegar ao final do ano.

De qualquer forma, como passo bastante tempo fora de Portugal, o blog continua a ser um excelente meio de comunicação para ir dizendo como estão a correr as coisas e para relatar um pouco aquilo que tenho vivido e o que têm sido as minhas experiências. Além disso, o facto de saber que por sinal já há bastantes pessoas a ler o que escrevo, aumenta de certa forma as minhas responsabilidades de escrita para com os meus leitores. Aqui fica a boa notícia: é muito provável que este ano seja um ano de boa colheita de posts. :)

Sem comentários: