terça-feira, 4 de agosto de 2009

Retido em Angola!

O título deste post não poderia ser mais explícito e verdadeiro! Estou de facto retido em Angola, já que não tenho passaporte para poder sair do país... O passaporte é a coisa que eu mais religiosamente guardo enquanto estou em Angola e, quem me conhece melhor, sabe perfeitamente que é um dos objectos que anda quase sempre comigo... E digo quase sempre porque as únicas excepções em que o passaporte fica quietinho em casa são as ocasiões em que vou jantar fora ou sair à noite...

Pergunta-se então porque raio é que não tenho passaporte se eu tenho assim tanto cuidado com ele... Enviei o passaporte para o escritório em Luanda, para que daí lhe pudessem dar seguimento e enviá-lo para a Direcção de Estrangeiros e Fronteiras (DEF) em Angola, de forma a que se pudesse proceder à prorrogação do visto... O que é certo é que foi enviado para lá já faz hoje três semanas, dia 14 de Julho, eu recebi a fotocópia com o carimbo do Cartório Nacional de Luanda no dia seguinte, mas o passaporte nem vê-lo... Já há mais de uma semana e meia que ando a fazer pressão sobre o escritório no sentido de recuperar o passaporte, já andam os meus managers envolvidos no assunto e inclusivamente o partner do escritório local está metido também ao barulho mas, apesar de todos os esforços, os resultados até ao momento são nulos...

Sinceramente, não sei o que se passa, nem tão pouco faço ideia onde anda o passaporte... E depois uma pessoa liga para o escritório a perguntar pelo recibo do pedido de prorrogação do visto para se começar a mexer por meios alternativos e também não sabem dele... Impecável, está bonito isto... O que é certo é que não é absolutamente nada normal acontecer uma situação destas, eu já era para estar a voar para Portugal para ir de férias na sexta-feira à noite e era para estar a voar para Lyon hoje... Está completamente perdido este início de férias...

Já me passou de tudo um pouco pela cabeça e começo a ter uma decisão claramente formada, apesar de também não me ir precipitar… Tal como já cheguei a comentar anteriormente com algumas pessoas e apesar de obviamente não querer que a experiência de andar a dar voltas contínuas ao marcador tome as mesmas proporções, não é o facto de fazer um esforço adicional que me chateia mais no meio disto tudo, já que com isso eu ainda vou vivendo… Tem a parte boa e a má e tenho perfeita noção de ambas, embora possa chegar ao ponto de, com alguma razão, às vezes “levar na cabeça” devido aos exageros...

Agora paciência para estas questões logísticas é que já não há e ainda por cima parece que teimam em repetir-se cada vez mais e afectando toda a gente, umas situações mais graves que outras. Não estou em Angola há tempo como a maior parte da malta que está no projecto, mas também já sofri na pele uns quantos stresses logísticos. No meu caso, só esta estadia conseguiu condensar uma boa parte destes problemas: desde chatices com as condições da casa, ter que ir tomar banho ao hotel, faltas de respeito de um motorista, ficar pendurado às duas da manhã no local de trabalho sem ter como ir para casa e ter que pedir boleia de outro motorista... Depois das várias revoltas e manifestações que já tive relacionadas com os problemas logísticos relativos a estadias em Angola, esta era apenas a gota de água ou a cereja em cima do topo do bolo que faltava... Sei perfeitamente que a logística Angola é um filme de terror em todos os aspectos, mas se de facto a ideia é ter as pessoas cá a trabalhar motivadas e ainda por cima se refere que vem aí aposta forte em Angola, é bom que quem é responsável por estas questões se comece a preocupar a sério com este tema.

Há alguns dias atrás, mesmo sem saber se de facto o passaporte ia ou não chegar às minhas mãos a tempo de viajar na sexta-feira à noite, tomei e comuniquei a decisão de não voltar a Angola em estadias que implicassem renovação do visto ou saídas manhosas por "protocolo" com lugar a pagamento de multas... Hoje, e apesar de estar a reagir um bocado a quente e portanto não querer tomar nenhuma decisão que possa ser precipitada, a minha balança de decisões está claramente a desiquilibrar para o lado de nunca mais por cá os pés novamente...

Deixo também uma pequena nota pessoal para o Consulado Português em Luanda: uma autêntica VERGONHA! E estas letras maiúsculas não são mais que a atribuição de um grande cartão vermelho à diplomacia portuguesa, que envergonha o nome de Portugal onde quer que esteja... Uma pessoa depois de estar num país caótico como Angola, até pensa que as coisas em Portugal correm bastante bem, mas afinal de contas é pura ilusão, já que um consulado representa os interesses do país e dos seus cidadãos no estrangeiro e é o que se vê...

Espera-se também que este tipo de locais directamente sob a alçada portuguesa, nomeadamente os consulados e as embaixadas, sejam locais cujo funcionamento e serviços prestados tenham um mínimo de qualidade e eficiência, tendo como um dos principais pressupostos e deveres defender os interesses dos cidadãos nacionais residentes no país estrangeiro onde o Consulado se situa... Contudo, a minha opinião relativamente a este Consulado em Luanda é muito simples e directa: desorganizado, confuso, altamente burocrático, extremamente lentos a nível de processos e prestação de serviços e ainda por cima com funcionários super antipáticos que mais parece estarem ali por frete (pelo menos aqueles com quem eu lidei)... Só aspectos positivos portanto!...

Devo dizer que este Consulado consegue ser pior que os piores serviços prestados em Portugal por qualquer instituição pública ou privada... É para pagar a pessoas destas e para manter locais destes a funcionar desta forma que os portugueses pagam impostos? Era meter uns quilos de dinamite em cada pilar, fechá-los todos lá dentro e implodir tudo... Depois sim, era fazer uma coisa em condições e contratar pessoas eficientes e com vontade de trabalhar...

Sem comentários: