domingo, 5 de outubro de 2008

Resumo alargado!

Mais de meio ano depois... Mais de meio ano depois do último post retomo a escrita neste meu blog que parecia condenado a morrer... E tantas coisas já aconteceram desde o dia 5 de Fevereiro, que eu nem sei muito bem como resumir tudo agora, mas vou tentar recordar-me da ordem lógica em que as coisas aconteceram.

Depois dos problemas todos que tive relacionados com a empresa e o projecto de mestrado, tive finalmente uma semana de férias antes de dar início à vida profissional, que embora fosse num contexto de estágio, acabava já por perder alguma ligação à faculdade e à vida de estudante. Primeira surpresa desta semana: ligam-me da Deloitte, a informarem-me que tinha tido sucesso na 2ª fase do recrutamento e a pedirem-me para marcar uma entrevista para se dar início à 3ª fase... Que grande surpresa! E eu que cheguei meia hora atrasado à 2ª fase, não fui de fato e gravata e não usei os templates Power Point para fazer os slides que me competiam da apresentação... Como não me dava jeito que fosse no Porto na data que eles pretendiam, lá tive eu que me deslocar até Lisboa, desta vez já engravatado, para ir à entrevista da última fase de recrutamento...

Na semana seguinte comecei o estágio na Qimonda Portugal SA, uma multinacional alemã a actuar na indústria de semicondutores, ou seja, essencialmente memórias RAM... Foram dias e dias de trabalho, sempre num ambiente espectacular, completamente informal, onde todas as pessoas se davam bem e com boas condições de trabalho (exceptuando os velhinhos écrãs CRT que eram pólvora autêntica para os olhos).

Os 5 meses e meio em que estive lá foram, obviamente dedicados ao projecto de Mestrado, Manufacturing Equipment Data Collection Framework, que em conjunto com o meu orientador foi rebaptizado internamente por Bee Framework. Este projecto consistiu, de uma forma muito básica, genérica e reduzida, numa uniformização de processos e arquitectura de software para recolher os dados produzidos pelos equipamentos de manufactura que não seguem as normas internacionais impostas pelo sector. Sobre este projecto também nao posso falar muito, já que tem uma declaração de confidencialidade em cima... Mas de qualquer modo, apesar da situação actual da empresa não ser a melhor, é uma empresa que recomendo vivamente pelo menos para estágio: além das boas condições, o tempo dispendido é gasto efectivamente no projecto, dão imenso tempo para se escrever o relatório e para se fazer a apresentação de defesa da tese com calma. E isto não são todas as empresas que oferecem, é uma grande mais valia e consequentemente as notas dos seus estagiários são também excelentes, conforme se verificou mais uma vez. Relativamente a este tópico, deixo um grande obrigado à professora Teresa Galvão, que mais do que minha orientadora no projecto de mestrado, se revelou sempre ser uma pessoa amiga ao longo de todo o curso. Como não podia deixar de ser, agradeço à Qimonda, e muito particularmente ao Nuno Soares, que foi o meu orientador na empresa e ao Rui Alves, duas pessoas que me ajudaram imenso sempre que tive dificuldades. Bem, não me posso alongar muito mais em agradecimentos, mas cá fica um obrigado a todas as pessoas com quem lidei naquela empresa, principalmente aos amigos de curso que também foram estagiar lá e aos membros da dream team ES EC. Aproveito para referir a excelente nota que tive: 18 valores!

Pelo meio deste projecto, houve ainda um acontecimento especial: a queima das fitas! A última queima! Sobre este tema é melhor nem falar muito... Queima e trabalho são duas coisas que não combinam muito bem e foi um bocado complicado conciliar as duas coisas! Gostei particularmente da serenata, já que foi nesse momento, quando estava rodeado pelas pessoas que me acompanharam ao longo de 5 anos, que eu percebi realmente que a vida de estudante estava a terminar realmente, com todas as consequências que isso acarreta. Foram momentos bastante emotivos e confesso que até me vieram as lágrimas aos olhos.

Final do mês de Julho significa férias... No seguimento da 3ª fase do recrutamento da Deloitte acabei por receber uma proposta de trabalho, que decidi aceitar... mas pra começar apenas em Setembro, que isto Agosto que é Agosto é pra ter férias! Abalei do Porto dia 1 de Agosto e, com muita pena minha, ainda não tive oportunidade de regressar... Passei as férias na Covilhã, pelo meio rapei um frio tremendo na chegada da volta a Portugal à Torre, tive de procurar casa em Lisboa e lá arranjei um tempinho para me divertir um bocado e ir acampar uns dias.

Conforme se pode adivinhar pela última frase, casa em Lisboa, trabalho em Lisboa. Novo pontapé na vida, depois da aventura na magnífica cidade "Inbicta", lá vim eu de malas e bagagens para Lisboa... Uma nova cidade, um bocado (para não dizer quase completamente) desconhecida, muito trabalho pela frente e lá vim eu começar a trabalhar dia 1 de Setembro.

Quanto a esta nova etapa em Lisboa, pode-se dizer que até estou a gostar, a ambientação à capital está a correr bem e o trabalho até ver também. Optei por não ter o carro comigo em Lisboa, já que parado por parado, vale mais ficar lá na garagem da minha casa... Já conheço algumas zonas de Lisboa mais ou menos, já sei aquelas que tenho de evitar para meu próprio bem, e agora tudo virá com o tempo... Quanto ao trabalho, tem sido tudo muito à base de formação e já começou mais a sério na área em que fiquei alocado, ou seja, tecnologias de integração para o sector financeiro, mais concretamente seguradoras.

E para acabar bem o post, cá vai mais uma notícia bombástica e que se traduz em mais um enorme "pontapé" que eu vou dar na minha vida: se tudo correr bem e tiver o visto no passaporte a tempo, abalo na próxima quarta-feira para Angola!!! Sobre este tema em concreto eu ainda hei-de escrever um novo post antes de ir embora... Mas ninguém se assuste, que eu volto: vou durante um mês, regresso duas semanas e meia, vou novamente um mês, e assim sucessivamente até o projecto terminar.

Sem comentários: