domingo, 25 de janeiro de 2009

Covilhã Cidade Neve

O título deste post, já o cantava aquela grande senhora chamada Amália Rodrigues no seu fado "Covilhã Cidade Neve"... Nada mais verdadeiro e mais correcto!


Durante aquela vaga de frio que assolou o país inteiro à cerca de duas semanas atrás, eu tive a sorte de, por acaso, ter ido passar o fim de semana à Covilhã e, ainda por cima, ter chegado no dia mais frio e em que nevou mais...


Para mim foi uma alegria enorme e estava verdadeiramente desejoso que ficasse imenso frio durante a semana, de modo a que, quando o fim de semana chegasse, a possibilidade de nevar fosse grande... O que eu nunca pensei foi ver os meus desejos realizados e da forma que foram... Impressionante mesmo!!! Ao chegar à Covilhã, no comboio intercidades que chegou por volta da meia noite, começo a vestir o casaco e o sobretudo e, farto de estar sentado, levanto-me e encaminho-me calmamente para a porta de saída da carruagem. Ao olhar para fora, e já com um bocadinho mais de luz, devido à passagem por algumas zonas já habitadas ao chegar à cidade, começo a olhar para o exterior e apercebo-me de umas manchas estranhas ao redor da linha... Na altura nem estava a perceber muito bem o que era aquilo, especialmente porque a luz não era assim tanta e, juntamente com o reflexo e com o comboio em andamento, não conseguia perceber muito bem o que era aquilo...


Quando o comboio finalmente parou na estação da Covilhã e eu abro a porta para sair até me assustei... Meu Deus, mas o que é isto pensei eu!!! É que mesmo das últimas vezes que tem nevado, geralmente o manto branco que se apresentava só fica com aquela espessura numa altitude maior... Mas logo ali, na própria estação de caminhos de ferro, que fica numa zona mais baixa da cidade, o manto branco, frio e fofo que se via era já bastante considerável!!! E a temperatura, também era já bastante agradável aquela hora: 5 graus negativos!!!


Mesmo sendo natural daquela zona e, muito embora os meus últimos cinco anos e meio tenham sido passados fora daquela região, acho que já não via um nevão daqueles desde miúdo, seguramente desde os 11, 12 anos!!! Mal saí do comboio, não fossem os sapatinhos de sola que além de escorregarem bastante e não protegerem muito do frio e o meu pai estar lá à minha espera, e eu acho que ficava ali deliciado tal e qual um puto que vê neve pela primeira vez na vida a brincar!!!


Mesmo na minha terra, eu acho que não me lembro de um nevão assim, em que a neve agarra e agarra a sério, à imenso tempo atrás... Talvez seja preciso recuar até aos tempos da escola primária para ver as ruas da minha terra assim branquinhas... Por mim, aquilo era sempre assim, pelo menos no Inverno... Era da maneira que não haveria nunca falta de água, a paisagem seria muito mais bonita, atrairia muito mais turistas e quase de certeza que implicaria um desenvolvimento maior da zona... Mas por outro lado, isso assusta-me: continuo claramente a preferir pensar naquela zona como uma região pacata, sem grandes confusões e maravilhosamente bonita quando coberta de branco...


Para que se perceba bem o frio que esteve na altura, a neve na minha terra só derreteu um dia depois, já sob o efeito de um sol de inverno ameno... Mas isso foi na minha terra, porque na Covilhã, mesmo nas zonas mais baixas, era ainda bem vísivel no domingo a neve que nem sequer chegou a derreter nos passeios!!! Brutal!!! Tomara eu mais dias assim!!!


A única coisa que lamento de verdade é não ter levado a máquina fotográfica, que ficou em Lisboa... No entanto, ainda consegui arranjar algumas fotos, que aqui deixo espalhadas ao longo deste post, deste fantástico e lindo nevão para um dia mais tarde recordar!

Sem comentários: