terça-feira, 23 de outubro de 2007

Reuniões atrás de reuniões

Era para ter escrito este post na sexta-feira passada... Tenho andado um bocado ocupado e quando não estou não me tem apetecido escrever. Mas desta feita é de vez: até já estou a dever uns quantos posts ao blog... É preciso é calma, que eu ainda escrevo tudo o que queria escrever!

Parece incrível, mas em apenas três dias, entre quarta e sexta da semana passada, conseguimos outras tantas reuniões para o trabalho de Engenharia de Requisitos. E também por incrível que pareça, mesmo com três reuniões, há imensas pontas soltas, que devem ser atadas até segunda-feira, já que temos de entregar um documento de visão até essa data.

A primeira com o engenheiro Alexandre Sousa, com quem já tinha trabalhado em LGP, que nos indicou um tema para o trabalho. Esta primeira reunião apenas serviu para se ficar com uma ideia mais geral do projecto, estabelecer prazos, objectivos e restrições.
A segunda reunião, logo a seguir à primeira, aconteceu também ela na Associação Porto Digital, logo depois de nos terem sido apresentadas as Martas. Estas Martas, uma Brandão outra Costa, são nada mais nada menos que duas recém-licenciadas do curso de Ciências de Informação da FEUP / FLUP, que se estão a tornar numa ajuda preciosa no desenrolar do trabalho. Depois daquela primeira reunião mais geral, foram através delas que tivemos mais alguns conhecimentos sobre o projecto em si. Revelaram-se bastante simpáticas e prestáveis em nos ajudar, já que, pura e simplesmente, podiam estar-se nas tintas para um grupo de três alunos que ainda as vai atormentar.
A terceira reunião, marcada precisamente pelas Martas num tempo extremamente curto, ocorreu na Casa do Infante, junto à Ribeira do Porto. Nesta reunião, além da nossa presença, estiveram ainda as Martas e o Dr. Manuel Real, responsável pela Divisão de Arquivo Municipal do Porto, arquivo este que fica precisamente situado naquelas instalações onde à uns séculos atrás viveu o Infante D. Henrique. A título de curiosidade, de referir que este arquivo tem cerca de 11 km de informação! Esta reunião foi bastante interessante, pois além de uma visão geral, permitiu também perceber o contexto e o papel desempenhado pelo arquivo no projecto.

E estou aqui a falar em reuniões e nem sequer disse qual é o projecto! Resumidamente, há uma série de departamentos da Câmara Municipal do Porto que pretendem melhorar a forma como as suas operações a nível de processos são realizadas, pretendendo também efectuar uma desmaterialização e adoptar o formato electrónico para os seus documentos. E, neste particular, verifica-se uma coisa bastante curiosa: cada departamento pediu, desenvolveu e adaptou os sistemas que precisava à sua própria medida e, no final de contas, praticamente ninguém se preocupou em como estes sistemas e entidades se ião integrar e relacionar no seu conjunto!!! Começa-se a perceber um bocado todos os problemas que geralmente se verificam nas Câmaras Municipais deste país...
Quando cada um "olha para o seu umbigo" e apenas se preocupa consigo, dá depois origem aqueles problemas que se andam a ouvir falar em Sistemas de Informação desde o princípio do semestre: falta de integração e de interoperabilidade, aparecimento de ilhas de informação e de automação, etc. Em apenas três reuniões, acho que se ouviu falar mais vezes nestes conceitos do que em todas as aulas juntas até agora!

Por muito estúpido que tudo isto possa parecer, é bastante legítimo uma pessoa perguntar-se como é que se pode dar ao luxo de gastar montes de dinheiro em sistemas e materiais, como é que se pode iniciar algo desta dimensão, com tantas entidades envolvidas, e ninguém se dar ao trabalho de pensar um bocadinho nisto... Como é que ninguém pensa que afinal tudo o que se tá a fazer pode não dar certo, que tudo pode ficar mal relacionado e se tenha de perder bastante tempo a conseguir integrar depois tudo manualmente? Como é que ninguém pensa nos riscos e nas restrições que estão associadas a tudo isto, etc? Sinceramente, não percebo... Por muito que tente, não consigo responder a isto!

Eu sou suspeito falar disto assim nestes termos, já que além de estudante de Engenharia também sou de Informática, mas acho que tudo o que envolve este tipo de abstracções relacionadas com sistemas de informação e software ainda são mal compreendidas por muita gente. Como consequência, depois as coisas não funcionam como se pretende e quem fica mal visto são os engenheiros, principalmente os de requisitos, porque não perceberam as necessidades do cliente. Posteriormente, quando se percebe que afinal algo está e correu de forma não esperada, como já está tanta coisa (mal) feita, não se pode deitar trabalho fora e tenta-se remendar tudo assim meio "às três pancadas". Claro, depois falam-se em derrapagens financeiras, atrasos temporais, mantém-se quase a mesma ineficiência daquilo que já existia antes, entre outros. Pudera!!!

E para que ninguém fique sem perceber o que eu quero dizer com estas abstracções, dou um exemplo bastante mais prático: imaginem o que é, numa obra de construção civil, o responsável da topografia não falar com o responsável pelos cálculos de estabilidade, o engenheiro civil não falar com o arquitecto, o construtor civil e os seus trabalhadores irem "fazendo coisas" sem ligar minimamente ao projecto, e por aí fora! Já estão a perceber onde quero chegar, não já? Deve dar um edifício engraçado, mas acho que devem colocar uma placa na entrada, a avisar as pessoas das condições em que aquilo foi construído, para que uma pessoa possa pensar duas vezes se quer realmente entrar...
Querem outro exemplo? Não faltam possibilidades: casos em que projectos com orçamentos elevadíssimos falham, devido a problemas tais como os americanos usarem um sistema métrico diferente do europeu, por exemplo. Podem rir-se, mas é pura verdade e já aconteceu no passado.

Para os curiosos que quiserem acompanhar o nosso trabalho, aqui fica então o link:
Análise e definição do workflow de digitalização de processos do urbanismo

1 comentário:

cometa disse...

Estás a trabalhar para a APD? Eu ainda não recuperei do choque de LGPR XD