sábado, 13 de outubro de 2007

Tanto sobre que falar

Apesar de não postar nada desde o dia 10, dia que dediquei a algumas pessoas que se têm revelado importantes na minha vida, não posso dizer que não se tenha passado nada de especial nestes últimos dias. De facto, até têm surgido bastantes coisas sobre as quais poderia falar, mas como andei um bocado atarefado nos últimos dias, o blog acabou por ficar um pouco à parte, muito embora muitas vezes a minha vontade fosse ir mais tarde para a cama e escrever... Mas como em todos estes dias fui forçado a acordar cedo e ando um pouco cansado, acabei por aproveitar e ir dormir.

Desde terça-feira até quinta-feira decorreu na FEUP o Fórum Empresas, no qual eu participei este ano mais activamente do que nos outros anos, não só porque é último ano de curso e portanto um pouco mais importante, mas também porque é o ano em que não estou sobrecarregado de trabalho como nos outros anos por esta altura. Assisti a sessões durante praticamente todo o dia na terça-feira, tendo assistido a algumas bastante secantes, como por exemplo a primeira, em que o principal orador leu durante uma hora inteira, outras muito interessantes e úteis.
Eu que até me tinha inscrito para ir a uma sessão de encontro com a empresa Softteck, acabei por mudar a minha opção e ir assistir à da empresa GFI Portugal. Além de ter evitado 1h30 de seca da aula de PESI, fiquei bastante impressionado com a GFI. Além de as duas oradoras serem bastante simpáticas e bonitas, devo dizer que a empresa me seduziu bastante. Empresa bastante jovem no que diz respeito à idade dos trabalhadores, com uma cultura muito dinâmica e empreendedora, com várias propostas de estágio muito aliciantes, uma empresa que tem sucessivamente vindo a crescer ano após ano e com alguma independência da casa mãe, a GFI Informatique. Conforme se pode adivinhar pelo nome, trata-se de uma empresa francesa e, apesar de eu sempre ter dito que não gostaria muito de ir trabalhar para França, não fecho portas e confesso que se fosse para uma empresa com esta mentalidade e com estas condições ia a correr!

A quarta-feira, não se tratou apenas de uma data especial para as pessoas que referi no post anterior: talvez até tenha sido, de entre os últimos dias, aquele em que se passaram mais coisas! Eu já sabia que ia estar todo o dia ocupado, portanto tratei de escrever o post anterior véspera, mas já depois da meia-noite, claro!
Logo ao início da manhã de quarta, lá fui eu com o Telmo até à bonita cidade de Braga. Ele foi comprar uns bilhetes para um concerto no Theatro Circo em Braga e, como não tinha companhia, perguntou-me se queria ir com ele. Confesso que estive um bocado indeciso, principalmente por razões económicas, já que isso implicaria gastar algum dinheiro extra que não estava a contar gastar... Mas como era uma data especial e como já à muito tempo que não ia a Braga, lá acabei por aceder.
Cheguei à estação de S. Bento no Porto uns bons minutos antes da hora combinada e portanto decidi ir logo comprar os bilhetes para ir adiantando serviço. Primeira surpresa: não era necessário indicar as horas das viagens por se tratarem de comboios urbanos, já que mesmo assim pensava que seria sempre necessário indicar as horas das viagens... A segunda surpresa foi... o preço dos bilhetes! Pois é, eu que pago mais de 11 euros por viagem do Porto para a Covilhã, fiquei extremamente surpreendido por apenas me pedirem 8 euros por duas viagens de ida e volta Porto-Braga!!! Fantástico, se eu soubesse que o preço era tão em conta, talvez até já tivesse ido até lá mais vezes! É estranho, já que o preço mínimo do Metro do Porto, mesmo que seja entre duas estações seguidas, é de 0,85€, portanto quem é que se lembraria de imaginar que para Braga seria tão barato? E estou feliz da vida, já que fiquei a saber que Porto-Aveiro é o mesmo preço, também a apenas 2 euros!

O Telmo enfim lá acabou por aparecer e fomos no comboio das 9h45, tendo a viagem demorado cerca de uma hora. É uma viagem que se faz bem, embora tenha como grande desvantagem o facto de parar vezes e vezes sem conta... Chegados a Braga, constatei imediatamente que a estação nada tem a ver com as tradicionais estações de caminhos de ferro: uma estação com aparência bastante moderna e que vista de fora mais parece um prédio de escritórios. Fomos então directos ao teatro, sempre apreciando a beleza do centro da cidade, marcada por algo que no Porto não se vê tanto: comércio em pequenas lojas, ao contrário dos shoppings do Porto, embora muitas dessas lojas fossem aquelas que geralmente se encontram dentro dos grandes shoppings. Outro aspecto positivo: em Braga os carros pararam sempre para me deixar atravessar na passadeira, sem que eu tivesse que dar a primeira investida!!! Pode parecer estranho dizer isto e até é uma contra-ordenação grave não respeitar as regras de trânsito para com os peões, mas a verdade é que no Porto se alguém vê uma pessoa numa passadeira à espera para atravessar, ainda se acelera mais...
Depois de comprados os bilhetes, fomos então almoçar a um café do século XIX, o Café Vianna (tem mesmo dois "n", não é erro...), café com algumas modernices, como as luzes de néon cor-de-rosa, mas com aspecto relativamente bem preservado e mantendo todos os traços gerais de um café tão antigo. Depois de almoço, fomos rapidamente para a estação, numa tentativa falhada de apanhar o comboio das 12h30, que perdemos por 4 minutos: sem stress, esperámos tranquilamente pelo comboio seguinte, às 13h08. Chegados a S. Bento, metro para o IPO, ida para mais sessões do Fórum Empresas. E para concluir o dia em beleza, primeira reunião na EMEF, Empresa de Manutenção de Equipamentos Ferroviários, reunião esta que ainda durou bastante tempo (sobre este assunto falarei mais em pormenor noutro post). Cheguei a casa estafado, mas mesmo assim ainda deu para ir adiantando a reflexão sobre uma das aulas de SINF da semana anterior.

Na quinta-feira, grande maneira (ou não) de começar o dia: aula de SINF logo às 9h! Que aulas tão secantes, que modo de avaliação tão secante... Onde é que já se viu uma avaliação ser inteiramente baseada em resumos, sobre as aulas, sobre artigos, sobre capítulos de livros que o professor dá para ler... E o pior de tudo, é que ainda por cima as aulas são dadas a ler esses tipos de materiais... Preferia sem dúvida nenhuma fazer uma ou duas directas a fazer um trabalho do que ter uma avaliação destas...
Depois de almoço, voltei às sessões do Fórum Empresas: a primeira, sobre como fazer se deve preparar uma ida a uma entrevista de trabalho; a segunda, sobre inovação e empreendedorismo tecnológico, na qual estiveram presentes representes da Microsoft e da Yahoo Europe.
Acabada a sessão, fui para a última aula do dia, jantei e quando cheguei a casa ainda estive a acabar o que tinha começado sobre SINF no dia anterior, até que fui dormir mais uma vez estafado.

Hoje (sexta-feira, apesar de já ser sábado), tive que ler outro artigo, desta vez para ERSS (outra aula daquelas secantes...), e de tarde tive que preencher, juntamente com os meus dois colegas de grupo, um template em inglês sobre o dito artigo. Fui lanchar e socializar um bocado, fui para a aula de MADS e assim se passou o dia, que será certamente finalizado quando der por terminado este post... ou seja, agora!

Sem comentários: