sábado, 27 de outubro de 2007

Vida de estudante

Sei perfeitamente que a minha vida de estudante está prestes a terminar... Eu sei que custa a acreditar nisto, mas não há volta a dar a isto e é um facto... Anos e anos e anos nesta vida de estudante e enfim se vê a luz ao fundo do túnel... Enfim? Quererá isto dizer que estou farto desta vida? Devo entender isto como algo de espectacular e óptimo, o melhor que podia acontecer? Talvez sim, talvez não...

Muitas pessoas dizem "Vida de estudante é que era", "Não há melhor vida que a de estudante" ou "Festas, borgas e diversão"... Não posso fazer julgamentos muito precipitados acerca disto, já que ainda não conheci outro tipo de vida além desta vida de estudante... Se isto me assusta? Se estou preparado para terminar este ciclo e iniciar outro? Portanto, farei este julgamento daqui a uns tempos, tendo a certeza que será um julgamento calmo...
De uma coisa tenho a certeza: por muito que por vezes me possa queixar de trabalhos académicos rascas, das inúmeras noites mal dormidas a trabalhar, das longas horas de estudo para os exames, de tudo aquilo que pode eventualmente ser considerado como a parte má da vida de estudante, durante esta fase acontecem-nos coisas que ficam gravadas para sempre na memória e no coração, que ajudam a definir a nossa personalidade, a nossa pessoa, a nossa existência...

Mas, cada vez mais se nota isso e até acho que se trata de uma necessidade pessoal, não podem existir comodismos. Quero com isto dizer que, actualmente, já não basta ter um canudo na mão e dizer-se "Yey, eu sou o maior e agora tudo está bem" e estagnar ali. O mundo não pará, a sociedade assim o exigiu, mas eu pergunto-me: não faz todo o sentido querer sempre mais e mais? Não é essa afinal uma das características que define o ser humano? Uma busca frustrante para alcançar a perfeição que nunca se atinge, o esticar da corda em busca de mais uns milímetros quando já se têm quilómetros e quilómetros, a procura de mais um bocadinho quando já se tem o suficiente e se está bem?
Não se costuma então dizer que se está continuamente a aprender ao longo da vida e que é impossível saber tudo? Sendo assim, pergunto-me: como é que se pode afirmar ou pensar que a vida de estudante está a terminar? Não faz sentido nenhum...

Como tal, acho que devo reformular a minha linha de pensamentos inicial... Aquilo que está prestes a terminar, é a minha vida enquanto estudante universitário... E mesmo esta, não sei até que ponto isto é verdade, pois não fecho portas e não digo que nunca mais voltarei a por os pés numa universidade para estudar depois de ter terminado o curso... Nunca se sabe e, tal como este mundo, a vida também dá umas quantas voltas de vez em quando...

Para concluir e numa tentativa de clarificar tudo isto, acho que a vida de estudante só termina com a morte. Aquilo que realmente termina, é uma rotina diária de aulas, contacto com professores, estudo para testes e exames, presença numa instituição de ensino, etc. Porque de resto, em vez de ter aulas sentado numa sala a ouvir um professor, as aulas vão passar a ser o dia a dia, os professores vão ser outros, e continuarei a ter uma vida de estudante... Apenas noutras condições!

1 comentário:

cometa disse...

O ensino universitário é apenas uma rampa de lançamento. A partir daí, evoluis contigo mesmo. Eu sei que deve ser muito fácil cair na tentação de ter o canudo na mão e parar ali, mas será que vamos pelo caminho mais fácil? Eu acho que não :p