terça-feira, 2 de outubro de 2007

Conjugação académica / empresarial

A conjugação e estreita relação existente entre a FEUP e o meio empresarial é de salientar. Já não bastam iniciativas como a Bolsa de Emprego, Feira de Emprego, entre outras, e esta relação ainda é estimulada no decorrer do próprio curso, especialmente nos últimos anos de curso.

É verdade que a vida de estudante está quase no fim e, por isso, muitos dos trabalhos de faculdade até exigem a colaboração com empresas. Aconteceu assim em Gestão de Empresas e em Laboratório de Gestão de Projectos (LGP), tendo trabalhado com uma empresa da Sonae.com, a Optimus, e com a Associação Porto Digital, respectivamente.
Apesar de o primeiro trabalho ser de pesquisa e não ser propriamente um trabalho a desenvolver para a empresa, deu para ter uma primeira abordagem e perceber que nem tudo são rosas. Encontrar uma empresa disposta a colaborar foi complicado e o meu grupo levou com a porta na cara algumas vezes. Mesmo tendo conseguido a Sonae.com, o apoio que nos foi prestado poderia ter sido infinitamente melhor. Mas o que interessa é que mesmo assim conseguimos fazer um bom trabalho final.
Já quanto ao trabalho para a Associação Porto Digital, resta dizer que foi completamente diferente. Realizado na disciplina com a fama (bastante correcta) de ser aquela que mais trabalho dá em todo o curso e sendo a sua principal disciplina mais importante, foi já necessário desenvolver um produto concreto para um cliente, ter reuniões com representantes do cliente, chegar a consensos, suportar e saber resolver as várias discussões internas que surgiram durante o trabalho, lidar com situações de stress e prazos de entrega apertados... Foi algo bastante mais perto daquilo que nos espera depois do curso, ainda que com a "protecção" da disciplina em questão.

Chega-se ao 5º ano e novamente são pedidos trabalhos em colaboração com empresas em algumas disciplinas. Apesar de em LGP me ter sido imposta a Associação Porto Digital, gostei da forma como tudo correu pelo que decidi agora, juntamente com o meu grupo, fazer apelo a esta mesma associação, para obter um sistema de informação que necessite de elaboração exaustiva de requisitos. Obtive resposta muito animadora e o projecto é também ele ambicioso, envolvendo ainda quatro divisões da Câmara Municipal do Porto.
Também noutra disciplina deste semestre, é exigida a selecção de uma empresa, de modo a preparar um trabalho sobre a estratégia adoptada por uma empresa de acordo com o seu sistema de informação.

Não tenho consciência exacta do que se passa nas outras faculdades da Universidade do Porto e até mesmo nas restantes a nível nacional, mas sem dúvida nenhuma que posições destas são bem vindas e que deveriam ser exemplos a seguir por todas as instituições.

Sem comentários: