segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A Festa dos Chocalhos

Sábado à noite, fui desviado de um jantar que já estava combinado em casa de uma tia para uma festa numa aldeia perdida na Serra da Gardunha. Alpedrinha, o nome da dita aldeia, é uma aldeia histórica e bastante antiga, com ruas estreitas, íngremes e quase todas elas ainda empedradas... De facto, alcatrão talvez só mesmo na estrada principal.

Lá fui eu, as primas Ana, Magda e Xanita, os primos Bruno e Vasco, o Jorge e dois amigos e ainda por lá apareceu a maluca da Telma, sempre com boa disposição e grande simpatia. Mas que seita! Cerca de 20 e poucos minutos de caminho, grandes dores de cabeça para estacionar num sítio pequeno, sem parques de estacionamento e apinhadíssimo de pessoas... Depois, pequenas dificuldades em encontrar o melhor caminho para alcançar as ruas onde decorria a festa. E depois a confusão total... alguns milhares de pessoas a circular a pé, música tradicional e bombos por todo lado e tascos a abarrotar... Depois de uns bons 50 minutos lá conseguimos enfim as desejadas bifanas pretendidas para matar a fome. E o melhor ainda estava para vir: muita animação, pequenos tascos quase porta sim porta sim a preços muito apetecíveis, muito pessoal conhecido aqui e acolá... Resumindo, foi altamente e vale mesmo a pena ir, especialmente se se for para a farra com pessoal tão fixe! Ah, resta dizer que o meu primo / padrinho Vasco por lá ficou perdido com amigos que por lá encontrou, a curtir a noite toda e sempre a bombar! Nós regressámos a casa um pouco mais cedo...

É uma festa que dura uma semana inteira e na qual já tinha estado o ano passado. Sem dúvida uma das melhores festas da região. Vai uma ginja?

Sem comentários: