quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Opções... Optativas...

Este tema não era propriamente aquele sobre o qual eu tencionava escrever no segundo post... Não tinha pensado bem no assunto, mas imaginava mais este post como uma introdução ou continuação dela: sei lá, descrever um pouco a minha vida e quem sou ou explicando o porquê do nome do blog, por exemplo. Contudo, esperava ter "ganho" aquela coragem de ter começado a escrever à um tempo atrás e, como não o fiz, surgiram entretanto outros assuntos que se tornam prioritários. Prometo que falarei daqueles que referi futuramente e agora passarei a um tema que me atormenta.

Vão começar as inscrições nas disciplinas optativas do meu curso às 11h... De entre um número relativamente elevado de disciplinas possíveis só posso escolher quatro. Tarefa fácil? Nem por isso! As minhas primeiras expectativas saíram furadas... Já há algum tempo atrás, tinha dito que gostava de fazer uma optativa fora do meu curso e até fora da Faculdade de Engenharia. Em Bioinformática, na Faculdade de Ciências, parece que esqueceram a componente informática da disciplina e o curso ficou demasiado orientado a químicos: é para esquecer, não tenho bases suficientes para me aventurar nisso. Depois, dado o meu gosto por Biologia também e aproveitando o facto de que o curso de Bioengenharia abriu o ano passado, estava a pensar fazer uma espécie de "vá para fora cá dentro", já que ficava na mesma faculdade mas com uma cadeira de outro curso: desilusão ainda maior! Não existe nenhuma disciplina que me atrai-a no primeiro semestre nos dois anos existentes do recente curso...

Já estou conformado a ficar apenas com disciplinas de Engenharia Informática. Mas as incertezas e as dúvidas não acabam... Apesar de ter assistido na segunda feira durante todo o dia a sessões de apresentação de 15 minutos por cada disciplina, as minhas dúvidas continuam intocáveis! Das 4 disciplinas que tenho de escolher, tenho a certeza de 3... mas e a outra? Algumas não posso escolher por incompatibilidade de horários com as que já tenho decididas, outras simplesmente não gosto da área ou do professor e depois sobram as restantes. Basicamente tenho 4 galos em luta por apenas um poleiro, o que significa que a minha indecisão está na escolha de uma cadeira entre 4 que também gostaria de ter.

Várias vezes durante a vida temos que fazer opções, umas mais importantes que outras, mas que não deixam de ser opções. Seria bem mais fácil se as disciplinas fossem impostas, mas por outro lado o facto de ter possibilidade de escolha em optar por aquilo que se gosta também é óptimo. Acho que vou dormir sobre o assunto e meditar mais um pouco enquanto o sono não chega esta noite e amanhã logo se verá.

Sem comentários: