sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Foi milagre...

Mais uma estreia absoluta relativamente a temas... Pois claro, eu gosto muito de desporto e adoro futebol em particular, portanto mais cedo ou mais tarde ia acabar por escrever um post sobre este assunto.

Quarta-feira passada foi dia de Taça da Liga, competição a decorrer pela primeira vez em Portugal, que a meu ver serve apenas para "encher chouriços" e é uma tentativa de cópia muito mal sucedida do que acontece noutros campeonatos de maior prestígio que o português...
Nos campeonatos que podem ser campeonatos considerados como "a sério", existem 20 equipas no total... E em países como Espanha ou Inglaterra, dois dos mais prestigiados campeonatos do mundo, existe ainda esta competição que foi recentemente introduzida em Portugal, a meu ver muito mal introduzida mesmo... Já só eram 18 clubes na divisão principal e ainda foram reduzir para apenas 16, em vez de terem aumentado para 20 como acontece por essa Europa fora... E ainda por cima, trata-se de uma competição que não tem nem de longe nem de perto o mesmo prestígio que tem nos outros países...
Resultados disto: o campeonato ficou mais pobre e as equipas portuguesas ditas "grandes" não dão a menor importância à competição, face aos objectivos mais ambiciosos que têm nas restantes... Conclusão, acabam por jogar só quase com jogadores suplentes e reservas, praticam um mau futebol e se a coisa correr bem e ganharem, óptimo; caso corra mal, ninguém se importa... Isto explica talvez o porquê de quase todos os jogos desta última eliminatória terem acabado empatados e com necessidade de penaltis...

E agora que já dei a minha opinião acerca desta competição, resta-me explicar o porquê do título deste post, que até era para ser inicialmente Foi milagre... ao quadrado!, não fosse a minha vergonha pelo que aconteceu... Continuem a ler, que mais abaixo já vão perceber porquê...

O primeiro significado deste "Foi milagre..." refere-se à equipa do Fátima, cidade com grande tradição religiosa no país e também muito conhecida a nível internacional por este motivo, equipa esta que derrotou o super-poderoso FC Porto, que ainda não perdeu nenhum jogo para o campeonato esta época. Custou a engolir, esta derrota e sendo eu do SL Benfica, nada me deu mais prazer no dia seguinte que chatear um bocado os meus amigos portistas mais ferrenhos.

O segundo significado deste milagre, refere-se ao jogo do meu Benfica... Que exibição miserável, a justificar claramente o porquê de ter estado a perder durante quase todo o jogo e que só por um autêntico milagre, ou melhor, um autêntico cegueta, se conseguiu apurar para a eliminatória seguinte quando já ninguém estava à espera.... Uma bola que foi violentamente rematada de longe por um jogador do Benfica, numa atitude de quase desespero e que embateu na cabeça de um jogador adversário, foi vista pelo árbitro auxiliar como tendo embatido na mão do jogador... Penalti assinalado e convertido em golo, empate de uma forma vergonhosa em período de desconto de tempo e com o jogo quase a terminar, desempate em grandes penalidades e... vitória do Benfica...

Todas as equipas são beneficiadas e prejudicadas, umas mais que outras obviamente, mas este caso teve maior impacto por se tratar de um jogo de eliminação directa, sem qualquer possibilidade de recuperação e onde um erro destes se paga caro. Mesmo assim, parabéns ao árbitro, que teve a dignidade de assumir o erro e apresentar um pedido público de desculpas à equipa derrotada.

E por não ter gostado da exibição da minha equipa e por considerar que nada fez para ganhar o jogo durante os 90 minutos, fui obrigado a repensar o título do post, já que poderia indicar que o que mais me interessa são os resultados. É verdade que os resultados me interessam, mas gosto ainda mais da verdade desportiva, seja ela a favor ou contra a minha equipa. Portanto, não consigo compreender como é que a FIFA e a UEFA, entidades máximas do futebol a nível mundial e europeu respectivamente, e perante um desporto que movimenta milhares de milhões de euros por ano, continua tão retrógrada face à utilização de tecnologias e outros meios de auxílio aos árbitros, tal como acontece no râguebi, por exemplo. É verdade que errar é humano e é necessário desculpar um árbitro por muitas vezes avaliar mal um lance... Mas porque não possibilitar a correcção imediata desses erros ou eventualmente desfazer potenciais dúvidas quanto à forma de ajuizar um lance? Não consigo compreender...

Sem comentários: